estudando

Aprendendo idiomas com música

Acho que conheci muitas pessoas que aprenderam inglês com música. Quando não tinha o Vagalume ou qualquer outro site de tradução de letras, alguns dos meus amigos pegavam os dicionários e traduziam palavra por palavra de cada música dos seus artistas preferidos – imaginem que beleza que era quando surgia alguma expressão idiomática. E, assim, eles aprenderam um bocado de inglês.

DJ, put it back on!
DJ, put it back on!

Esse não foi meu caso, porque eu não me prestava a todo esse trabalho e a tradução é uma paixão bem recente :p Mas isso não quer dizer que a música não teve um papel no meu aprendizado! A exposição à língua que se está aprendendo é um dos jeitos mais fáceis de aprender – o clássico “aprender por osmose”, que não tem nada a ver com dormir em cima do livro, ok?

Quando eu aprendi francês, comecei a usar música mais ativamente nos estudos. Com coreano, agora, eu uso todos os dias. Então, se vocês gostam de música (as pessoas que não gostam são tão raras quanto as que não gostam de chocolate), é assim que eu uso música para estudar!

Procure a letra da música com a tradução. Aproveite que agora você não precisa ir no dicionário. Mas leia a letra e a tradução tentando fazer a relação entre as palavras, anotando o que você não sabia, coisas assim.

Analise a letra da música. Como são feitas as rimas? E as repetições? Quais palavras se referem às mesmas coisas? Dica para quem estuda coreano: o Learn With Oliver tem uma função de analisar o texto,que explica palavra por palavra, bacana para analisar as músicas.

Além disso, alguns blogs e sites analisam as músicas e explicam para os leitores. O Talk to me in Korean tem Learn Korean with K-pop, pouco atualizado; o Na Terra do Kimchi faz o Aprendendo Coreano Com… toda semana; e o blog Learn Korean Through K-pop posta músicas completas bem explicadinhas.

Acompanhe a letra. Para aprender a pronúncia e treinar a leitura! Pause, pronuncie direitinho, volte e escute de novo. Dicas para quem está aprendendo coreano: procure pelas músicas em hangul. Não dependa da romanização! E mais: assista apresentações em programas como o M!Countdown ou Music Bank. A letra da música passa, em hangul, no canto da tela.

Escute música. Se você estiver com preguiça de fazer qualquer uma das coisas acima, só escute música. Não precisa pensar muito. Conheça bandas novas, escute no ônibus, na academia, para relaxar. Escutando o idioma, você se habitua com ele e acaba aprendendo uma ou outra coisa sem querer. Vai dizer que de tanto ouvir “saranghae” nos k-pops você não deduziu que era “eu te amo”?

Fiquem com a música que eu andei estudando nos últimos dias (e que combina com a chuvarada terrível no RS):

Deixe um comentário

